Vocabulário do Lean Manufacturing
O Lean Manufacturing é um estilo de produção focada no pedido do cliente que subtrai os custos de produção através da otimização e redução de desperdícios. A sua empresa fala “Lean”?
Há um novo idioma dentro das empresas: O idioma “Lean”. O “Lean Manufacturing” está carregado de termos e expressões bem próprias. Apesar da sua globalização, continua a ter termos vocabulário da “terra do sol nascente”, o Japão.
Neste artigo vamos focar no vocabulário da sua língua materna: O Japonês!
Algum vocabulário do idioma “Lean” versão nipónica:
- Kaizen
:
- Significa “mudar para melhor“. Actividades que melhorem continuamente todas as funções e envolvem todos os funcionários desde a entidade patronal até aos colaboradores da linha de montagem.
- Gemba:
- Significa “local real“. Termo utilizado para o chão-de-fábrica ou qualquer lugar em que ocorre o trabalho que cria valor.
- Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke – os 5s:
- Seiri: Significa “Separar“. Triar os itens necessários dos desnecessários – ferramentas, peças, materiais, documentos – descartando do local de trabalho o material não necessário.
- Seiton: Significa “Organizar“. Arrumar o que sobrou, definindo um lugar para cada coisa e colocando cada coisa no seu lugar.
- Seiso: Significa “Limpeza“. Limpar a área após triar e arrumar a área de trabalho.
- Seiketsu: Significa “Padronizar“. Uniformizar as melhorias resultante do bom desempenho dos três primeiros S.
- Shitsuke: Significa “Disciplina“. Disciplinar com o objectivo de manter em andamento a ferramenta 5S.
- Kanban
:
- Significa “Cartão ou Sinalização“. Permite um controlo detalhado da produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. Também encontra utilidade a nível da reposição de materiais nos armazéns.
- Muda, Mura, Muri – Os 3M:
- Muda: Significa “Desperdício“. Tudo o que não tem valor acrescentado.
- Mura: Significa “Variação“. Variações do fluxo de trabalho, desnivelamento ou não balanceamento do trabalho ou das máquinas.
- Muri: Significa “Excesso ou Exagero“. Representa tudo o que sai do normal e exceda as capacidades naturais tanto nos equipamentos como nas pessoas.
- Kaikatu:
- Significa “Mudança radical“. Melhoria ou mudança radical de uma atividade para lhe extrair as operações que não acrescentam valor.
- Heijunka:
- Jidoka:
- Significa “Automação com características humanas“. Fornecer às máquinas e aos operadores a habilidade de detectar quando uma condição anormal ocorreu, seja ele erro ou defeito, e interromper de imediatamente o trabalho.
Tem curiosidade em aplicar o Lean Manufacturing e aumentar a produtividade da sua empresa?
Então contacte a Leanked. O idioma “Lean” é aprendido e iniciada a caminhada Lean focada na eliminação de desperdícios e criação de valor.
Leonel Ribeiro
Consultor Leanked