Como garantir o sucesso empresarial?
Quais os fatores para obter o sucesso empresarial? Como alcançar a excelência de uma organização?
O tema é discutido e explorado ao longo dos anos. Inicialmente, os modelos utilizados, usavam exclusivamente a perspetiva financeira como medida. Mais tarde, quebrou-se o paradigma focando a importância da atividade estar dirigida ao cliente (“o cliente tem sempre razão”).
A título de exemplo, em 1980 foi desenvolvida a ferramenta 7S, a qual é ainda hoje utilizada por algumas empresas. Tem como objetivo analisar através de diferentes perspetivas os fatores críticos da eficiência de uma empresa, divididos em:
- Estratégia (Strategy);
- Estrutura (Structure);
- Sistemas (Systems);
- Estilo de Gestão (Style);
- Pessoas (Staff);
- Competências (Skills);
- Valores partilhados (Shared values).
O modelo é utilizado com o intuito de apoiar decisões estratégicas, considerando que os 7 fatores críticos têm o mesmo grau de importância e são interdependentes entre si. Para saber mais, pode ler o artigo da McKinsey.
O que fazer para atingir o sucesso empresarial?
Embora a ferramenta 7S destaque fatores críticos e acabe por ser um bom ponto de partida, a realidade da empresa e a atualidade ditam os fatores-chave. O ideal é realizar um diagnóstico cirúrgico e transversal a toda a organização identificando as mais-valias da cadeia de valor, assim como os pontos fracos. Só após compreendermos a essência da empresa (o estado inicial), podemos definir o objetivo e estruturar o trajeto para lá chegar (plano de ações).
Por outro lado, a inevitável velocidade na mudança de tendências, assim como do desenvolvimento tecnológico, deixam o horizonte estratégico mais próximo do médio prazo, havendo a necessidade de estar em constante atualização e mudança. Neste contexto, a adaptabilidade, a gestão da mudança e a cultura organizacional são os fatores-chave para que isso seja possível.
O interesse na procura de qual o modelo que melhor descreve o sucesso empresarial é intenso. Podemos, com base no abordado, resumir a dois pontos-chave:
- A definição da estratégia e do plano de ação, considerando o seu objetivo e os vários fatores internos e externos;
- A facilidade com que a organização e os seus elementos se adaptam à mudança, a forma ágil como se integram e entregam à mesma.
Nils Alves
Consultor Leanked