Leanked . Consultoria em Operações

Caso de Estudo | Workshops: Acrescentar Valor a Curto Prazo

Em 2016, a Leanked começou a desenvolver um produto aplicável a diversas áreas de intervenção e que tinha resultados imediatos para os seus clientes.

Este produto procurou ir ao encontro das necessidades dos clientes, que precisavam de resultados a curto prazo para resolverem situações operacionais críticas ou para desenvolverem uma área piloto dentro de portas, para ser reproduzida internamente.

Foi quando disponibilizámos aos nossos clientes os Workshops Leanked, que incidiriam em áreas como a logística, reuniões kaizen, KPIs, tempos e métodos, SMED, fluxo de produção, organização de armazéns e fluxos de materiais.

Estes Workshops são constituídos por duas fases distintas:

  • A introdução teórica e criação do modelo piloto para desenvolver o trabalho, que ocupa cerca de 20% do tempo;
  • A implementação no terreno por parte dos elementos do grupo de trabalho do modelo idealizado, que ocupará os restantes 80% do tempo.

O Contexto

Neste artigo iremos falar sobre um dos workshops mais interessantes e eficazes que foi desenvolvido na empresa Haworth Portugal – Mobiliário de Escritório, S.A., Portugal.

Esta multinacional, líder de mercado na área do mobiliário de escritório a nível mundial, sentiu necessidade de aumentar a sua capacidade produtiva na fábrica de Águeda, numa das suas áreas de prensas, que estava a apresentar dificuldades de incorporar um novo projeto.

Foi desenhado um workshop que fosse ao encontro da necessidade do cliente, tendo por base um produto existente. O que estava em jogo era verificar se seria necessário comprar uma nova prensa ou se com a reorganização do trabalho conseguiríamos aumentar a disponibilidade máquina da prensa existente, para evitar a compra de um segundo equipamento.

Em equipa e com a participação de 12 dos seus elementos-chave na área em questão e chefias de produção que detinham todo o conhecimento do processo, foram expostos por parte da equipa consultora da Leanked os conceitos teóricos das práticas lean, kaizen e engenharia industrial, bem como um conjunto de ferramentas que irão ser usadas.

Na fase seguinte, iniciaram-se as filmagens do processo de fabrico nas suas diversas vertentes. O trabalho começou com a chegada da matéria-prima até à sua armazenagem enquanto produto acabado. As filmagens foram analisadas pelos membros da equipa, e foi feito um estudo de tempos e métodos detalhado para caraterizar o processo.

Os Resultados

Foram identificadas:

  1. Tarefas que não geravam valor e, como tal, eram desperdício;
  2. Oportunidades de melhoria em termos ergonómicos e técnicos que rapidamente iriam aumentar o output da máquina e reduzir os tempos de paragem.

Das intervenções feitas as duas mais impactantes, foram a de SMED e a logística da sucata. No primeiro caso conseguiu-se uma melhoria de 15% da disponibilidade da máquina e, no caso da segunda, uma melhoria de 7%, nas 8 horas de trabalho definidas.

As restantes ações tiveram um peso de 6%, sendo que no fim do workshop tinha sido atingido o número de aumento de capacidade produtiva de 24%, ficando os restantes 4% em plano de ações para serem desenvolvidos posteriormente.

Como resultado final, não foi necessário adquirir nenhum equipamento, porque a reorganização do trabalho e algumas melhorias técnicas aumentaram a capacidade de produção em 28%.

Esta tipologia de abordagem crítica, suportada pelas metodologias da Leanked, acrescenta valor aos nossos clientes e vai ao encontro das suas necessidades.

Luís Fonseca, Consultor Senior Leanked