Ferramenta “5 Porquês” na causa-raiz
Os “5 porquês” é uma ferramenta de simples implementação utilizada na resolução de problemas, identificação e exploração das causa-raiz dos mesmos.
É comum na realidade do chão de fábrica sermos colocados perante situações que necessitam de uma resolução imediata. Na ausência de uma análise sistematizada do problema corremos o risco de cair num ciclo recorrente de problema-reação, seguido de novos e outros problemas, sem nunca os solucionarmos na totalidade.
Isto acontece porque temos tendência em focar a nossa atenção no sintoma, ignorando a causa do problema, e a verdade é que o êxito da eliminação de um problema é superior se incidimos sobre a sua causa-raiz, ou seja, sobre a sua origem (daí o provérbio “É preciso cortar o mal pela raiz”).
Para nos auxiliar na identificação das causas-raiz de um problema podemos recorrer à ferramenta “5 porquês”, desenvolvida por Taiichi Ohno. A aplicação desta ferramenta consiste na formulação da pergunta “Porquê” cinco vezes até se encontrar a causa-raiz e compreender o que aconteceu.
Os passos para a implementação da ferramenta são:
- Identificar o problema;
- Perguntar “porque aconteceu?” com o objetivo de identificar possíveis causas;
- Para cada causa identificada perguntar novamente “porque aconteceu?”;
- Repetir os passos 2 e 3 cinco vezes para que no final toda(s) a(s) causa(s)-raiz sejam identificada(s);
- Identificar a solução e as contramedidas para solucionar a(s) causa(s)-raiz.
Exemplo de implementação da ferramenta “5 Porquês”:
Ana Pereira
Consultora Leanked