Avançar para o conteúdo

Leanked

Procurar
Close this search box.
Logotipo da Leanked, preto

Design de layouts

O layout operacional é um dos factores fundamentais para a eficiência dos processos. Oferecemos serviços de projeto e redesign de layouts operacionais, identificando oportunidades de melhoria e otimização de fluxos operacionais e de abastecimento, optimização do espaço. Um bom layout optimiza recursos, reduz desperdícios e permite obter vantagens competitivas significativas.

LAYOUT DESIGN

Serviço de consultoria em projeto de design e redesign de layouts

Lean layout design approach

Definição de layout 

Dispersão espacial organizada dos vários elementos que compõem um sistema de geração de valor, composto por vários processos e funções, num determinado espaço tridimensional finito. Por elementos de sistema incluem- se, nomeadamente, equipamentos, materiais, pessoas, informação, segurança e comunicação.

O layout influencia o desempenho e competitividade operacional duma organização

Um layout mal dimensionado ou organizado tem um efeito nefasto no desempenho das operações, contribuindo negativamente para uma menor rentabilidade económica e operacional e, por conseguinte, menor competitividade.

Um layout pode ser uma fonte de ineficiências e desperdícios que, integrados na função tempo (repetição ao longo do tempo), adquirem uma dimensão significativa tirando margem à produtividade. Para além de questões relacionadas com a Segurança, que um layout tanto pode mitigar ou como potenciar situações de risco, temos também a influência sobre o tempo de processo. Uma boa definição de circuitos internos, alinhados com princípios de lean management e kaizen, contribuem definitivamente para obtenção de lead-time mais reduzidos. Lead-times mais reduzidos possibilitam à organização apresentar-se ao mercado com uma proposta de valor mais efetiva e competitiva que os concorrentes.

Efeito nos inibidores de desempenho de um layout desatualizado​

O efeito do layout no desempenho duma organização, nomeadamente nos quatro grandes inibidores da performance operacional: Paradigmas; Flexibilidade; Variabilidade; e Desperdícios.

Ao implementar um layout bem projetado que promova os princípios lean, como fluxo contínuo, transporte minimizado e manipulação reduzida, as organizações podem mitigar a produção de desperdício e melhorar a eficiência operacional geral.

Inibidor: VARIABILIDADE

Um layout ineficiente pode levar a uma maior variabilidade nos processos, derivando em resultados inconsistentes e menor qualidade. A incerteza quanto ao resultado final de cada processo e à produção final aumenta. A incerteza também pode surgir devido a fatores como fluxo de material ineficiente, alocação inadequada de recursos e falta de processos padronizados.

Inibidor: DESPERDÍCIOS

Um layout desatualizado pode amplificar a produção de resíduos (muda). Quando os elementos dentro de um layout são desorganizados ou organizados de forma ineficiente, isso pode levar a movimentos desnecessários, transporte, tempos de espera e estoque excessivo. Esses fatores contribuem para várias formas de desperdício, incluindo superprodução, excesso de estoque, movimento desnecessário, espera e defeitos.

Inibidor: FLEXIBILIDADE

Um layout deficiente reduz a capacidade da organização de se adaptar a alterações na procura e na produção. A falta de flexibilidade decorrente de um layout inadequado dificulta a realização de ajustes rápidos e eficientes para responder às mudanças nas necessidades dos clientes e no mercado. Isso pode resultar em atrasos na entrega, excesso ou insuficiência de inventário, ineficiências operacionais e perda de oportunidades de negócio. Um layout bem projetado e flexível é essencial para permitir que uma organização responda de forma rápida e eficaz às mudanças, mantendo assim a sua competitividade e capacidade de satisfazer as exigências do mercado.

Inibidor: PARADIGMAS

Um layout fraco pode reforçar crenças e formas de pensar desatualizadas dentro de uma organização. Isso pode dificultar a adoção de abordagens novas e inovadoras, à medida que os funcionários se acostumam a processos ineficientes e resistem à mudança. Isso pode criar uma cultura de complacência e prejudicar a capacidade da organização de se adaptar a novos desafios e dinâmicas de mercado. Ao implementar um layout otimizado e promover uma cultura de melhoria contínua, as organizações podem desafiar os paradigmas existentes e cultivar uma mentalidade de inovação, agilidade e adaptabilidade.​

Fatores críticos no design de layouts

Drivers para o processo de design de layouts na Leanked

Espaço e desperdícios

Preparar o espaço para eventual expansão ou alteração da procura. Design flexível e promotor da eficiência e redução de desperdício.

Fluxos e Movimentação

Layout desenhado para promover e facilitar o fluxo intra em inter processos e operações, sem obstáculos, constrangimentos e cruzamentos, em toda extensão a cadeia de valor.

Manuseamento de materiais

Criar condições para o bom manuseamento e movimentação de matérias-primas, WIP, produto acabado, contentores e equipamentos. Fluxos simples, organizados, ordenados e eficientes.

Marcação de espaços

Sinalizar e marcar a implantação de máquinas e equipamentos, circuitos logísticos e de pessoas, zonas de stockagem, limites processo e máquina, etc.

Receção e expedição

Dimensionar adequadamente, em termos de capacidade e operacionalidade, as atividades de receção e expedição.

Segurança

Instalar um layout que concretize o bom funcionamento das operações, com total segurança para as pessoas e em pleno cumprimento da regras e regulamentação HST.

Comunicação

O layout deve valorizar a facilidade de comunicação entre atividades, funções, colaboradores e stakeholders (clientes e fornecedores).

Promoção e posicionamento

As instalações são uma montra para o exterior, podendo reforçar o posicionamento, identidade e marca. Visitas de exterior são frequentes: clientes, fornecedores, financiadores, investidores, comunidade, etc.

Motivação e satisfação

Promover a satisfação e motivação dos colaboradores ao propiciar melhores condições de trabalho. Aspetos relevantes, tais como, paredes claras, janelas, luz natural, …, influenciam positivamente a produtividades dos colaboradores.

PROPOSTA DE VALOR DA LEANKED PARA PROJETOS DE LAYOUTS

Abordagem lean layout design

Leanked, através da sua equipa especialista em metodologias de lean manufacturing kaizen e respetivo expertise de gestão de operações e engenharia e gestão industrial, disponibiliza um serviço focalizado na resolução de problemas relacionado com o layout. O foco da ação consiste em elevar o impacto positivo do layout no desempenho global operacional duma organização, através da apresentação de soluções alternativas de valor acrescentado. Um bom layout contribuiu para eficiência e eficácia dos processos e promove a relação ideal entre pessoas, materiais (MP, WIP e PA) e equipamento ao menor custos e tempo possível, salvaguardando aspetos de segurança, comunicação e motivação.

Este serviço desenvolvido pela Leanked concorre numa abordagem personalizada (tailored approach). A equipa da Leanked está apta a resolver a complexidade do problema e adapta a “capabilidade” e capacidade do seu serviço à especificidade, tamanho e estrutura da necessidade e problema do cliente.

Ferramentas aplicadas pela Leanked em projeto de layout

Lean layout design, abordagem de consultoria lean, kaizen e EGI

Gemaba walk

Gemba walk

Mapeamento de processos

Mapeamento e análise de processos

Entrevistas estruturadas e orientadas

Entrevistas estruturadas e orientadas

Shareholders e stakeholders

CAD, desnho tecnico

CAD

Tecnicas de simulação

Simulação

Systematic layout planning

Systematic layout planning

A oferta da Leanked para projetos de layout

Lean layout design 

Layout de novas instalações

Desenho de novas instalações e respetivos layouts.

Layout design

Desenho de layout para instalações e espaços existentes.

Redesenho de layout

Redesenho do layout implantado para incremento do desempenho operacional.

Linhas de montagem

Design otimizado e balanceado de linhas de montagem.

Diagnóstico de layout

Levantamento estruturado a layouts instalados, identificando pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria.

Células de fabrico

Design otimizado e balanceado de células de fabrico.

Solicite mais informações sobre o serviço de projeto de layouts