Leanked . Consultoria em Operações

Ferramentas de Decisão – Análise SWOT

Todos os dias somos confrontados com a necessidade de tomarmos decisões. Estas decisões podem ser tomadas de uma forma instintiva, baseado na experiência ou de forma estruturada.

Vamos falar um pouco de uma ferramenta que nos podem ajudar no trabalho, mas também na nossa vida, a análise SWOT ou FOFA em português.

Com este tipo de análise vamos poder avaliar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças identificadas num determinado projeto.

swot

Esta ferramentas é baseada num estudo que a Universidade de Stanford fez nos anos sessenta, onde analisaram   500 empresas da revista Fortune. Nesse estudo chegaram à conclusão que  35% das empresas tinham discrepâncias entre os objetivos definidos e o que de facto foi feito. Os objetivos eram ambíguos e muitos dos colaboradores faziam determinadas tarefas sem saberem para o que serviam. A análise SWOT foi desenvolvida a partir do resultado do estudo com o fim de ajudar as pessoas envolvidas num projeto a compreende-lo melhor.

Como todas as ferramentas é passível de ser “mal usada”, se não for feita uma análise “séria”. Vale a pena tirar algum tempo para pensarmos em cada passo da análise SWOT, em vez de apenas a preenchermos rapidamente. A sua aplicabilidade é muito vasta e conta com um forte numero de adeptos entre os gestores.

Luís Fonseca
Consultor Leanked