Leanked . Consultoria em Operações

Caso de Estudo: Industrialização de Uma nova Unidade Fabril

Sector: Metalomecânico

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA:

A MM Deformação Metálica é uma empresa do setor metalomecânico especializada no fabrico de condutas circulares, retangulares e ovais e respetivos componentes necessários ao bom funcionamento das instalações de ventilação. Acompanhando de perto as necessidades do mercado, decidiu investir no desenvolvimento, produção e comercialização de ventiladores industriais.

A proposta de valor Leanked surgiu no apoio à industrialização de uma nova unidade fabril, que começou do zero.

METODOLOGIA DE ATUAÇÃO:

O primeiro passo foi o desenvolvimento um plano de industrialização que levasse à criação de todas as condições necessárias para um bom arranque da produção da nova fábrica.

Do plano de industrialização destacamos como condições mais relevantes o layout das novas instalações, a definição dos fluxos de materiais e informação e a criação do sistema de ordens de produção.

  1. Layout da Nova Fábrica e Definição dos Fluxos de Materiais e Informação

Para a definição do layout tivemos em consideração o fluxo do processo produtivo, as medidas dos equipamentos, e os requisitos de segurança. No layout foram definidas as áreas para os In’s e Out’s de cada equipamento, as localizações de MP no armazém, os corredores, as localizações para os contentores de sucata, os cais de carga e descarga e também os pontos de iluminação, necessidades de ar comprimido e de água e outros requisitos mais específicos de determinados equipamentos.

Depois de implementado o layout definido foram logo colocadas marcações no chão para garantir que a cultura de 5S’s acompanhava o crescimento da fábrica.

  1. Criação do Sistema de Ordens de Produção

Para a criação de um sistema de produção, foi necessário definir previamente os fluxos de trabalho e de materiais, bem como as árvores dos produtos.

Posteriormente definiu-se o processo de geração de OP’s, sendo que a produção será por encomenda. Assim que surja um pedido de encomenda através da área comercial, o planeamento gera as respetivas Ordens de Produção para cada processo produtivo.

IMPACTO:

O trabalho prévio de planeamento de industrialização garantiu todas as condições para a inicialização do funcionamento da nova fábrica, assegurando a qualidade dos produtos e dos processos.

Patrícia Ramos
Consultora Leanked