Leanked . Consultoria em Operações

Kaizen: muito mais que um conceito

Hoje vamos falar um pouco sobre Kaizen: a sua origem, objetivo, conceito (ou definição) “standard”, assim como algumas vantagens e benefícios da sua implementação no seio da sua empresa.

Ao contrário do que possa parecer, devido ao boom massivo das últimas duas décadas, expressões, “filosofias” ou ferramentas como Kaizen, Lean, TPM (Total Productive Maintenance), 5 Why´s, entre muitas outras, fazem parte do contexto (maioritariamente) industrial há já longos anos.

Kaizen e a sua origem

Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa “mudar para melhor” – Kai (mudar) Zen (melhor). Considerado como o pai do kaizen, o professor japonês Masaaki realça a importância do gemba (“local real”). O local de trabalho onde o verdadeiro valor é criado (termo normalmente associado ao shopfloor ou chão de fábrica).kaizen

Kaizen é uma filosofia e uma prática que considera as melhorias na produtividade como um processo contínuo, gradual e metódico. O seu conceito engloba uma diversidade de ideias e de boas práticas que visam tornar o ambiente de trabalho mais eficiente e eficaz, através de:

  • Alavancagem do espírito de equipa;
  • Melhoria contínua dos procedimentos do dia-a-dia;
  • Garantia da constante satisfação dos trabalhadores, tornando o seu trabalho mais gratificante, menos cansativo e mais seguro.

Em contexo empresarial Kaizen é uma metodologia que visa reduzir custos e melhorar a produtividade. Mais que uma simples ferramenta ou metodologia, o Kaizen trata-se de uma filosofia.
O aculturamento e envolvimento de todos os colaboradores é essencial, pois esta mudança de mindset não se concentra nas elites.

 Os 5  elementos básicos da filosofia Kaizen

  • kaizenCírculos de qualidade – grupos que se reúnem para discutir os níveis de qualidade relacionados com todos os aspetos do dia a dia de uma empresa.
  • Aumento da moral – Uma forte moral por parte de todos os colaboradores é crucial para atingir eficiência e e produtividade a longo prazo. Daí serem desenvolvidas ações constantes que visam o aumento da moral dos colaboradores.
  • Trabalho de equipa – O trabalho de equipa e em equipa assim como um elevado espírito de grupo é crucial para o bom funcionamento de uma empresa. Todos os colaboradores de todas as diferentes hierarquias são parte integrante de um todo e de uma equipa. Com isto, devem colaborar, ao invés de competir.
  • Autodisciplina – Uma equipa não consegue atingir objetivos e ser bem sucedida sem que cada membro dessa equipa seja forte e bem sucedido individualmente. Existe portanto um compromisso de todos para a autodisciplina, garantindo a força e sucesso da equipa.
  • Sugestões para melhoria – Através de um programa interno de sugestões de melhoria e da constante procura de feedback por parte dos colaboradores. Desta forma, garante-se que os problemas são identificados antes de se tornarem significantes.

A filosofia Kaizen foi desenvolvida para melhorar processos de produção (manufacturing). A Toyota e a TPS (Toyota Production System) são exemplos de sucesso na indústria. No entanto esta pode ser aplicada e implementada em várias outras áreas, como a saúde, o financeiro, seguradoras, entre outros.

Henrique Marçal
Consultor Leanked