Leanked . Consultoria em Operações

Logística: Qual o seu objetivo e função?

logísticaO termo logística foi originalmente associado às atividades de suporte a missões militares, utilizado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Mais tarde, no fim dos anos 50 e início dos anos 60, o conceito de logística passou a ser utilizado para descrever a gestão dos fluxos de materiais e informação numa organização.

Trata-se de um conceito que tem vindo a evoluir ao longo do tempo, não lhe estando atribuído uma definição única.

Segundo o “Council of Supply Chain Management Professionals”, a logística é a parte da cadeia de abastecimentos responsável pelo “planeamento, implementação e controlo dos fluxos e do armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, semi-acabados e produtos acabados, bem como toda a informação associada desde o ponto de origem até ao ponto de consumo, de forma a satisfazer os requisitos do serviço a clientes”.

A logística, numa vertente integrada, é um conceito relativamente mais recente. Numa ótica integrada o papel da logística assume uma posição abrangente, cobrindo toda a cadeia de valor (desde os fornecedores até aos consumidores finais).

Em termos práticos, quais são as funções da logística?

Como é possível constatar, as funções da logística apresentam um papel transversal.  Ao estabelecer ligações com diferentes elos da cadeia de valor, quer internos como externos, a logística constitui um papel extrema importância para a competitividade de uma organização e para o seu posicionamento num sistema mais amplo – a Gestão da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management – SCM).

Ana Pereira
Consultora Leanked