Leanked . Consultoria em Operações

Engenharia de processo numa organização

A engenharia de processo analisa, constrói e melhora os processos de forma que qualquer produto ou serviço prestado por uma organização é resultado de um conjunto de processos interligados.

Um processo consiste numa sequência de atividades desencadeadas com o objetivo de criar valor para o cliente. A forma mais eficaz de melhorar a qualidade de um produto ou serviço consiste na análise e melhoria dos próprios processos como um todo.

processo

A engenharia de processo inicia-se com o levantamento do processo, de todas as suas variáveis e o desenho do fluxo do produto do início ao fim – desde a entrada da matéria-prima até à saída do produto acabado (veja também o nosso artigo sobre a ferramenta SIPOC). Este desenho designa-se por “Modelo as is” e retrata o modelo atual do processo.

Com base no desenho do “Modelo as is” são analisados e melhorados os processos. São identificados os principais problemas, inibidores e desperdícios e propostas ações, soluções e ferramentas que visem a melhoria dos processos, dando origem ao “Modelo to be”, isto é, o desenho do processo tal como se pretende que seja.

Este é um dos segredos para o alcance de melhores resultados: conhecer muito bem os processos da organização, geri-los de forma interligada, implementar melhorias nos processos, tornando-os brilhantes.

Ana Pereira
Consultora Leanked