Leanked . Consultoria em Operações

O Quadro Andon

Andon no Stand Arsan - EMAF 2016
Andon no Stand Arsan – EMAF 2016

Andon é um sistema de controlo visual que permite alertar para a ocorrência de um problema de qualidade ou decorrente do processo. Dependendo do equipamento, poderá ser acionado:

  • de forma automática: através de sensores nos equipamentos que detetam a anomalia;
  • ou manualmente por um colaborador: para isso existem botões ao longo das linhas de produção, ou como é costume nas linhas de montagem automóvel, uma corda que atravessa os postos, tornando o alerta mais acessível e rápido.

Assim que uma luz acende no quadro andon, o líder de equipa deve encaminhar-se rapidamente para o posto indicado para ajudar a resolver o problema dentro do takt time, e desta forma evitar a paragem de toda a produção.

Os sistemas andon podem incluir outras informações, como a preparação de setup de equipamentos, informando previamente os operadores da mudança de máquina e permitindo desta forma a preparação atempada de todas as ferramentas e materiais necessários.

A origem desta ferramenta visual tem já várias décadas. A sua utilidade tem vindo a crescer com a evolução tecnológica que permite a esta ferramenta lean uma maior versatilidade. A indústria 4.0 reforça a importância dos sistemas de informação como parte integrante do processo de decisão e fabrico, e o andon é sem dúvida pioneiro nessa tarefa.

Pedro Neves
Consultor Leanked