Leanked . Consultoria em Operações

Ferramentas de decisão – Modelo Feedback

Todos os dias somos confrontados com a necessidade de tomarmos decisões. Estas decisões podem ser tomadas de uma forma instintiva, baseado na experiência ou de forma estruturada. Vamos falar um pouco de algumas ferramentas que nos podem ajudar no trabalho, mas também na nossa vida.

Vamos falar do “Modelo Feedback”

Enfrentar um “Feedback” nunca foi fácil, especialmente se nos dedicamos de “alma e coração” a algo e esse feedback não for o esperado. Após o “feedback” é necessário gerir a chuva de emoções e informação que se atropelam dentro de nós. Sim, é tema para os corajosos, fazendo parte do percurso para a liderança plena.

O primeiro passo é compilar todos os “feedbacks” e classificá-los pelo seu conteúdo entre a crítica, o conselho, o elogio e a sugestão.

feedback

Esta compilação, tendo por base esta Matriz, permite definir um plano de ações.

A reação tem de ser objetiva e direcionada para a melhoria, assim como acompanhada de uma auto-análise sobre o assunto. A emoção relacionada com o tema (e com as pessoas envolvidas) deve ser colocada de parte e, mais uma vez, devemos basear-nos aos factos.

Especial atenção às críticas e conselhos: são pela sua natureza, aqueles que nos tocam mais fundo. Nestes casos, como se costuma dizer, “coração de lado” e percorra todos os pontos.

Procure o que pode aproveitar de cada quadrante da Matriz, tendo sempre o foco na melhoria e, não esquecendo o ponto fundamental: “ seja honesto consigo próprio”.

Luís Fonseca
Consultor Leanked