Leanked . Consultoria em Operações

Ferramenta “5 Porquês” na causa-raiz

Os “5 porquês” é uma ferramenta de simples implementação utilizada na resolução de problemas, identificação e exploração das causa-raiz dos mesmos.

É comum na realidade do chão de fábrica sermos colocados perante situações que necessitam de uma resolução imediata. Na ausência de uma análise sistematizada do problema corremos o risco de cair num ciclo recorrente de problema-reação, seguido de novos e outros problemas, sem nunca os solucionarmos na totalidade.

Isto acontece porque temos tendência em focar a nossa atenção no sintoma, ignorando a causa do problema, e a verdade é que o êxito da eliminação de um problema é superior se incidimos sobre a sua causa-raiz, ou seja, sobre a sua origem (daí o provérbio “É preciso cortar o mal pela raiz”).

Para nos auxiliar na identificação das causas-raiz de um problema podemos recorrer à ferramenta “5 porquês”, desenvolvida por Taiichi Ohno. A aplicação desta ferramenta consiste na formulação da pergunta “Porquê” cinco vezes até se encontrar a causa-raiz e compreender o que aconteceu.

Os passos para a implementação da ferramenta são:

  1. Identificar o problema;
  2. Perguntar “porque aconteceu?” com o objetivo de identificar possíveis causas;
  3. Para cada causa identificada perguntar novamente “porque aconteceu?”;
  4. Repetir os passos 2 e 3 cinco vezes para que no final toda(s) a(s) causa(s)-raiz sejam identificada(s);
  5. Identificar a solução e as contramedidas para solucionar a(s) causa(s)-raiz.

Exemplo de implementação da ferramenta “5 Porquês”:

procurar causa-raiz

Ana Pereira
Consultora Leanked