Leanked . Consultoria em Operações

SMED: Processos Eficientes e Flexíveis

No mundo empresarial do século XXI, as organizações e indústrias estão constantemente sujeitas a novos desafios. Existe, portanto, a necessidade das empresas se tornarem capazes de competir num mercado cada vez mais globalizado.

Um dos passos mais importantes para garantir a competitividade de uma indústria é a otimização dos custos e tempos do seu sistema produtivo. Nesta perspetiva, é vital para uma indústria, garantir um sistema de produção o mais versátil possível e que, assim, lhe permita responder de maneira mais rápida e eficaz às ferozes exigências do mercado.

Para que essa resposta seja a mais rápida e eficaz possível, surge a necessidade de garantir a otimização dos tempos de setup e/ou changeovers (intervalo de tempo entre a produção do último produto A conforme, até à produção do primeiro produto B conforme).

A ferramenta SMED (Single Minute Exchange of Dies) tem como principal objetivo a redução do tempo de setup de máquinas e de linhas de produção, sendo uma das mais importantes ferramentas lean aplicadas pelas indústrias de sucesso no seu caminho rumo à excelência operacional.

SMED

A Leanked é constituída por uma equipa de consultores experientes, capazes de levar às empresas as mais avançadas práticas de engenharia e gestão industrial, com enfoque em ferramentas Lean e Kaizen, com o objetivo e compromisso de percorrer em conjunto com o cliente o caminho rumo à excelência operacional.

Henrique Marçal
Consultor Leanked