Leanked . Consultoria em Operações

Ferramentas de Planeamento – Matriz Eisenhower

Todos os dias somos confrontados com a necessidade de tomarmos decisões. Estas decisões podem ser tomadas de uma forma instintiva, baseado na experiência ou de forma estruturada. Vamos falar um pouco de algumas ferramentas que nos podem ajudar no trabalho, mas também na nossa vida. Neste caso, sobre uma ferramenta de planeamento, a “Matriz de Eisenhower”.

Dwight D. Eisenhower terá dito que “raramente as decisões mais urgentes são as mais importantes”. Baseado neste princípio e com um auxiliar gráfico deste modelo, comece por classificar as tarefas. O primeiro passo é compilar todas as “Decisões” e classificá-las pelo seu grau de importância e urgência:

planeamento

 

Muitas vezes concentramos demasiado esforço no fazer o muito importante e o muito urgente, mas temos que compreender que ao deixarmos uma decisão “Importante” entrar neste patamar de urgência é porque não fizemos um planeamento adequado. Estamos a deixar que decisões de grande impacto na nossa vida ou na vida da nossa organização sejam tratadas sem a devida atenção.

O mais importante é trabalharmos no quadrante do Importante e pouco urgente, acompanhar a nossa equipa nas restantes tarefas menos importantes e evitar as “derrapagens” para o quadrante do muito importante e muito urgente.

Luís Fonseca
Consultor Leanked