Leanked . Consultoria em Operações

Ergonomia no Trabalho

A Ergonomia (ou fatores humanos) é a disciplina científica relacionada com a compreensão das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Esta ciência tem como objetivo otimizar o bem-estar do ser humano, diminuindo o risco de fadiga e de acidentes, otimizando, consequentemente, o desempenho global da organização.

Segundo Walder et al. a ergonomia tem um papel muito importante na implementação de uma cultura lean, pois contribui para o aumento da produtividade e eliminação de desperdícios. (Walder, Karlin, & Kerk, 2007)

A ergonomia não promove apenas o estudo de fatores físicos, promove também o estudo de fatores cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais, entre outros. Deste modo, a International Ergonomics Association, divide o estudo da ergonomia em 3 domínios distintos:

  • Ergonomia Física – Refere-se à relação entre as características físicas do ser humano com as características físicas requeridas pelas operações que executam.

Exemplos: Postura de trabalho; Manuseamento de materiais e equipamentos; Movimentos repetitivos; Layout do local de trabalho.

  • Ergonomia Cognitiva – Refere-se a processos mentais, tais como a perceção, memória e raciocínio, que afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

Exemplos: Carga mental de trabalho; Tomadas de decisão; desempenho de habilidades, interação humano-computador, confiabilidade humana.

  • Ergonomia Organizacional – Refere-se à otimização das estruturas organizacionais, políticas e processos de uma organização.

Exemplos: Comunicação; Gestão dos recursos humanos; Trabalho em equipa; Novos paradigmas do trabalho; Gestão da qualidade.

Atualmente ainda existem muitas pessoas que sofrem devido às suas condições de trabalho considerando as suas necessidades, habilidades e limitações. Esta situação afeta a segurança e bem-estar de um individuo, bem como, a sua contribuição para a organização. No entanto, cada vez mais, é dada a devida importância a esta ciência.

De acordo com o projeto em desenvolvimento, serão tomadas medidas que visem melhorar a ergonomia física do processo para assegurar a saúde física dos operadores envolvidos, aumentando consequentemente o seu nível de motivação.

Referências:
International Ergonomics Association – Definition and Domains of ergonomics. (n.d.). Retrieved October 25, 2015. fonte
Walder, J., Karlin, J., & Kerk, C. (2007). Integrated Lean Thinking and Ergonomics: Utilizing Material Handling Assist Device Solutions for a Productive Workplace.

Patrícia Ramos
Consultora Leanked