Leanked . Consultoria em Operações

Gestão Visual

Gestão visualA gestão visual é uma ferramenta utilizada para “apoiar o aumento da eficiência e eficácia das operações, tornando as coisas visíveis, lógicas e intuitivas” (Pinto, 2009) , através da implementação de sinalizações que atraiam a atenção dos operadores.

Para compreender um pouco mais sobre sinalizações, conheça o sistema Andon.

Esta ferramenta pode resultar numa diminuição dos erros e do tempo de reação por parte dos colaboradores. Segundo Parry e Turner (2006) “o uso de uma comunicação visual eficiente ajuda os trabalhadores a eliminar desperdícios significativos nas suas tarefas diárias incentivando a implementação da filosofia lean nas empresas”.

Está comprovado que o ser humano reage maioritariamente a estímulos visuais. A ciência afirma que a informação que capta através da visão é superior a 80%. A visão é o sentido que conduz mais rapidamente a informação até o cérebro. Deste modo, a utilização de cores e imagens facilitam a perceção e retenção da informação.

Gestão Visual no Gemba:

A gestão visual implementada no gemba deve permitir que todos os colaboradores da organização possam ver e compreender, da mesma maneira, a informação disponibilizada.

Esta ferramenta é de fácil implementação e pode ser implementada através de cartões kanban, marcações no chão ou nas paredes, sinais de stop, códigos de cores, entre outros.

Referências:

  • Pinto, J. P. (2009). Pensamento Lean: A Filosofia das Organizações Vencedoras. Lidel.
  • Parry, G. C., & Turner, C. E. (2006). Application of lean visual process management tools. Production Planning & Control, 17(1).

Patrícia Ramos
Consultora Leanked